terça-feira, 14 de novembro de 2023

Os Goonies

Título no Brasil: Os Goonies
Título Original: The Goonies
Ano de Produção: 1985
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Richard Donner
Roteiro: Steven Spielberg, Chris Columbus
Elenco: Sean Astin, Josh Brolin, Jeff Cohen

Sinopse:
Dois jovens irmãos resolvem procurar um tesouro perdido dos piratas. O lugar onde a fortuna se encontra está em um velho mapa, como era de se esperar. Assim eles se unem aos amigos, a quem chamam de os Goonies, para a maior aventura de suas vidas. No caminho enfrentam perigosos piratas dos sete mares.

Comentários:
É um clássico do cinema juvenil dos anos 80. Confesso que nunca foi dos meus preferidos pois sempre optei por coisas mais sofisticadas, mesmo quando era apenas um garotinho. Assim preferia, por exemplo, "O Enigma da Pirâmide", outra aventura juvenil da mesma época. De qualquer maneira não há como negar que fez a diversão de toda uma geração pois o enredo realmente não tinha limites para a imaginação, colocando um grupo de jovens enfrentando piratas e personagens bem adequados para a idade do público a que o filme é destinado. E como também contou com a maravilhosa produção e roteiro de Steven Spielberg (naquele momento considerado o verdadeiro "Rei Midas" de Hollywood, em seu auge de popularidade), não há mesmo como negar a importância do filme como um todo. Ah, e como esquecer a trilha sonora? Impossível ouvir e não pintar uma dose de grande nostalgia daqueles anos em que éramos felizes e não sabíamos.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Outro dia re assisti Os Goonies. Envelheceu mal, mas ainda e uma boa estória infanto juvenil. O Sean Austin virou um baixinho gordo que recentemente participou da serie The Big Bang Theory.
    De todos os Goonies, sucesso de verdade só fez o Josh Brolin, que e muito bom ator, e o ator vietnamita Ke Huy Quan que esse ano ganhou um Oscar de melhor ator coadjuvante por "Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo".

    ResponderExcluir
  2. 40 anos de lançamento pesa nas costas mesmo... Envelheceu muito. Hoje vale como mera peça de nostalgia...

    ResponderExcluir